Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – O Guia Completo
Blog Article
A doença gonocócica é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis mais comuns no mundo, comprometendo milhões de pessoas a cada ano. Provocada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode comprometer tanto homens quanto mulheres, e, se não tratada, pode levar a problemas sérios. Neste conteúdo, abordaremos os principais sintomas, formas de transmissão, diagnóstico e tratamento da gonorreia.
Entendendo a Gonorreia
Essa IST é uma patologia infecciosa que atinge sobretudo as mucosas do sistema urinário, abrangendo uretra, colo do útero, canal anal e faringe. Mesmo que possa ser curada com antibióticos, a demora no diagnóstico pode resultar em consequências graves.
Sinais e Sintomas da Gonorreia
Os sintomas da gonorreia podem mudar entre homens e mulheres, e, em determinadas situações, a doença pode não apresentar sintomas. Se houver sintomas, os sintomas mais comuns podem ser:
Em Homens:
Eliminação de pus pelo órgão genital
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Em Mulheres:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Dor ao urinar
Perda de sangue inesperada
Desconforto na relação sexual
Desconforto na região pélvica
Complicações Possíveis:
A gonorreia também pode afetar a garganta, gerando sintomas como dor e vermelhidão, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, provocando sintomas como coceira e secreção anormal.
Como a Gonorreia é Transmitida?
A principal forma de transmissão da gonorreia acontece durante o sexo sem preservativo, incluindo sexo oral, anal e vaginal. Além disso, a infecção pode ser transmitida de mãe para filho, podendo causar problemas ao bebê, gerando inflamações severas nos olhos.
Como Identificar a Gonorreia?
A confirmação da infecção pode ser mais informações feito através de exames laboratoriais, como:
Exame de análise urinária: confirma se há contaminação na urina.
Coleta de secreção genital: amostra de secreção do colo do útero, uretra, garganta ou ânus para análise laboratorial.
Teste molecular: técnica altamente sensível para confirmação da doença.
Tratamento e Prevenção da Gonorreia
A gonorreia é tratável com antibióticos, comumente utilizando ceftriaxona e azitromicina. Entretanto, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para prevenir reinfecções.